top of page
  • Foto do escritorRoberto Mancuzo

A urgência da automação de processos digitais na Saúde

As instituições de Saúde precisam gerenciar milhares de processos todos os dias. São atendimentos, procedimentos, rotinas administrativas, decisões gerenciais, questões de estoque e outras demandas que envolvem uma grande quantidade de dados e informações circulando entre equipes multidisciplinares, na maioria das vezes através de papéis, mensagens, reuniões e conversas.


Esse cenário dificulta bastante a padronização, a rastreabilidade, a governança, a integração e a agilidade dos processos, resultando em desgastes de tempo, energia, insatisfação com o nível de serviços, sem falar no comprometimento da imagem e dos recursos financeiros da organização.


A Gestão e Automação Inteligente de Processos, viabilizada pela plataforma da Lecom com implementação feita pela Join4 na área da Saúde, existe justamente para transformar esse contexto e trazer resultados reais.

A plataforma traz benefícios como:

  • Digitalização dos processos de maneira fácil e intuitiva eliminando o vai e vem de papéis. A tecnologia tem uma interface acessível para pessoas de todas as áreas, e não apenas para quem tem conhecimentos em TI.

  • Eliminação de tarefas manuais e repetitivas como a realização de conferências de documentações, o preenchimento de planilhas e mais planilhas, a escrita de mensagens de cobrança sobre a entrega de atividades, entre outras ações comuns em áreas como Compras, Finanças, Recursos Humanos, Qualidade, entre outras.

  • Aumento considerável da consistência, da precisão das informações e do cumprimento das diferentes normas regulatórias, graças ao armazenamento e à visibilidade de documentos, históricos, atualizações e indicadores de forma digital em um só local.

  • Aumento do bem-estar da equipe, que consegue focar em atividades mais críticas, estratégicas e humanizadas com impacto no diagnóstico e no tratamento, e dos pacientes — que recebem um atendimento ainda mais qualificado e personalizado.

  • Redução de custos operacionais, já que quando os processos são automatizados o tempo necessário para concluir as tarefas é reduzido.

O investimento em uma plataforma de Gestão e Automação Inteligente de processos demonstra a adaptação fundamental às mudanças e melhorias que o público exige de forma rápida e eficaz.


Por isso, nós da Join4 estamos preparados para viabilizar essa jornada junto às instituições de saúde. Fale com a gente, conheça nossas experiências e vamos trilhar esse caminho juntos!

Artigo escrito por Roberto Mancuzo, Diretor de estratégia e novos negócios da Join4, empresa de tecnologia focada em facilitar jornadas de automação através de soluções digitais envolvendo sistemas de Gestão de Processos, estruturas robóticas, inteligência artificial e outros recursos em projetos customizados.

bottom of page